Budika: A democratização da moda

Roupas de qualidade, grandes marcas, estilo, sofisticação e bom gosto! Aparentemente, palavras que combinam com muito dinheiro, status, e alta posição social.

No entanto, a realidade não é bem esta. O mundo da moda está mudando, se democratizando! É o que afirma o dono de uma das mais tradicionais Boutiques da cidade, o Paulinho da Budika, em um bate papo mais que especial.

Equipe Budika: A Budika Boutique é uma loja com mais de 32 anos de tradição, conhecida por comercializar roupas de qualidade das grandes marcas do mercado. Devido a isso, sempre foi e é rotulada como uma loja cara, inacessível para os consumidores de baixa renda. Como você enxerga esse rótulo que a Budika carrega

Paulinho da Budika: Isso era uma verdade, há cerca de 20 anos. Como você mesma citou durante a pergunta, a Budika sempre trabalhou com as grandes marcas do mercado e nessa época, (20 ou mesmo 10 anos atrás) o valor de uma calça jeans de grife, por exemplo, girava em torno de um salário mínimo atual, mais de R$ 500,00. Não havia meios de “fugir” dos altos preços.

E.B: Mas, qual o fator, ou fatores, que faziam esses preços tão altos?

P.B: Há 20 anos, os estilistas assumiam vários papéis. Além de criadores das peças, cuidavam da administração comercial e financeira de suas marcas. Portanto, eram eles que colocavam o preço de custo nas peças, agregando maior valor ao glamour da sua criação.

E.B: E o que mudou daquela época para hoje?

P.B: Devido a um espírito puramente criador, os estilistas não conseguiram, por eles mesmos, manterem as suas marcas “vivas” no mercado. Eles foram obrigados, em termos, a venderem suas marcas para as grandes empresas conglomeradas do mercado. Em termos de estilo, as grandes marcas também passaram a produzir peças básicas, do cotidiano, que alcançassem um nicho maior e diferenciado de mercado. Sem deixar de lado a parte fashion, criativa e glamorosa da marca, evidentemente.

E.B: A partir desta mudança administrativa, quais foram os impactos sofridos pelo mundo da moda?

P.B: A entrada dos profissionais de mercado fez os preços das roupas das grandes marcas caírem. Hoje em dia, o preço comercial  das calças das grandes grifes giram em torno dos R$ 150,00, R$ 170,00, no máximo R$ 340,00 reais. Além disso, a entrada dos empresários no mundo da moda gerou um ambiente de maior concorrência mercadológica, fazendo com que, a cada coleção, as marcas busquem algo novo para ser o seu diferencial no mercado fashion.

E.B: Mas, e os estilistas, como ficam nesta história?

P.B: Os estilistas continuam com o seu papel de criadores. A grande diferença é que, hoje, eles são reféns comerciais dos grandes grupos. Seja qual for o renome que o estilista tenha no meio, se alguma de suas ideias não for bem aceita pelos administradores da marca, ele pode simplesmente ser “trocado”, como um funcionário normal de qualquer empresa.

s6302845[1]

E.B: Em uma pergunta feita anteriormente, você citou os preços base de uma roupa de grife na atualidade. Retomando este assunto, se compararmos com produtos mais populares ou similares, o valor das peças de grife ainda é considerado alto. Como justificar para o consumidor normal que a compra de um produto de maior valor será mais vantajosa para ele?

P.B: O que diferencia um produto similar de um produto Budika é a qualidade e o conceito de moda. A Budika Boutique sempre trabalhou com peças de alta qualidade que se encaixam nas tendências modísticas da época.

Além disso, se formos comparar francamente os preços, o popular já não é mais tão popular assim. Hoje, você encontra lojas ditas populares que comercializam peças por R$ 80,00, R$ 90,00 reais. Valores iguais ou similares aos produtos Budika. Sem falar nas condições de pagamento que a loja oferece : parcelamento em até quatro vezes, desconto em pagamentos à vista, entre outros.

Outra coisa importante, que deve ser ressaltada: a preocupação maior da Budika Boutique é com a qualidade de seus produtos. Mais importante do que vender 100 peças em um dia, a baixo custo, é vender uma, ou duas peças de roupa que primem pelas altas qualidade e durabilidade. Esse é, e sempre foi, o grande diferencial da Budika.

E.B: Para finalizar, que recado você dá para aquelas pessoas que ainda veem a Budika como uma loja inacessível?

P.B: Percam o medo de procurar produtos de qualidade. Na grande maioria das vezes, o barato sai caro. Isso é um fato! Antes de comprar qualquer produto, visite a nossa loja, converse com uma de nossas atendentes e compare os benefícios. Eu garanto que você não vai se arrepender.

Viu só? A moda é para todos, e o estilo Budika também!

Perca o medo! Visite a loja de nosso associado na rua Dr. Rua Prefeito Walter Franklin, número 13, centro de Três Rios, e comprove o que a Budika Boutique tem para você.

Moda de qualidade com acessibilidade é Budika. Budika é isso!