Institucional

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Três Rios foi fundada em 20 de maio de 1965, ainda com a denominação Clube de Diretores Lojistas de Três Rios. É uma entidade declarada de utilidade pública municipal que está filiada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL/RJ) e à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A CDL Três Rios é uma entidade de classe sem fins econômicos, mantenedora do banco de dados SPC, que tem, além dos objetivos sociais, a finalidade de congregar seus associados, coordenando e orientando suas atividades além de amparar, defender, coligar e representar os interesses da classe em diversas esferas de atuação.  

 

História

Em 20 de maio de 1965 foi realizada a reunião inicial da CDL no Teatro Celso Peçanha e teve a participação de vários integrantes de clubes de outros municípios do Estado do Rio. A reunião, presidida pelo então presidente da CDL de Niterói, Joaquim Ignácio Baião, teve o intuito de escolher uma diretoria provisória, que daria os primeiros passos para a organização da CDL trirriense. Com isso, uma nova data foi marcada para a eleição da diretoria oficial, que começaria o trabalho na entidade, de acordo com os Estatutos vigentes.

Então, no dia 27 de maio, de 1965, o jornal Correio Trirriense registrou em sua publicação a fundação do Clube dos Diretores Lojistas de Três Rios, como um movimento de unificação da classe lojista, com objetivo de tratar de assuntos voltados para o que diz respeito ao comércio, sempre em prol da evolução da cidade. A matéria do jornal ainda cita que o pioneiro na criação da CDL Três Rios, o comerciante Georgino Salustiano, um dos mais antigos e conceituados lojistas da cidade, foi eleito por unanimidade para a primeira presidência da CDL trirriense, por não medir esforços para trazer a entidade para o município.

Georgino Salustiano foi o grande idealizador, sendo o primeiro presidente da Federação das CDLs do Estado saído do interior, e um verdadeiro ícone, de grande importância nesta história, que continua sendo escrita até hoje, através de todos os colaboradores, diretores e funcionários.

 

Atuação

A CDL Três Rios teve sua história baseada, criada, transformada e fortalecida com o trabalho de todos os diretores e colaboradores que passaram pela entidade durante mais de 50 anos. A CDL Três Rios se transforma junto com a sociedade trirriense e, desde o início, sempre teve local de destaque no município, acompanhando diversos acontecimentos históricos e participando do dia a dia da população a partir dos serviços, produtos e projetos oferecidos. Atualmente passa por grande e importante processo de modernização, para oferecer novidades aos associados e consumidores.