Sinais de que sua empresa está seguindo sem direção

A cena é bastante comum. Uma grande empresa com dezenas de funcionários. Todos trabalhando muito, correndo, imprimindo pilhas e pilhas de folhas, assinando documentos, fazendo relatórios enormes, trabalhando em hora extra para cumprir com todas as obrigações. Aí passam-se os dias, as semanas, os meses, até chegar o grande dia do fechamento do ciclo estratégico. E para a surpresa de todos, foram conquistados apenas 28% de todos os objetivos planejados.

E por que não batemos metas?

Neste momento os gestores mandatocratas começam a procurar os culpados. “Pedroso, olha aqui no sistema, o Nogueira e sua equipe não fizeram hora extra nos últimos 5 meses. Quantos % deixamos de crescer por causa dele? Vou resolver isso agora!”. E lá se vai o Nogueira, promovido ao mercado de trabalho (sem o romantismo: demitido).

Passam-se mais um, dois, três anos e os resultados continuam sendo medíocres (e agora sem o Nogueira). Difícil entender isso, a equipe trabalha tanto, não param um minuto e fazem até hora extra. Será mesmo que todo esse desastre é culpa dos tantos Nogueiras corporativos?

Os 3 sinais de que o negócio corre sem rumo

Abaixo, listo 3 sinais que podem indicar que seu negócio não está indo para lugar algum.

1- Excesso de tarefas emergenciais

Assim como no trabalho do Nogueira, grande parte das empresas estão lotadas de “bombeiros corporativos”. Aqueles funcionários que trabalham muito, muito mesmo, mas vivem “apagando incêndios”. Isto é, executando centenas de tarefas que visam apenas resolver problemas emergenciais (que podem ser causados pela falta de organização estratégica) e que não geram valor algum para o futuro do negócio.

O excesso de tarefas emergenciais dá às pessoas a impressão de que estão evoluindo muito devido a grande massa de trabalho. O problema é que todo este trabalho não contribuí com os objetivos estratégicos e com a visão de futuro da empresa.

2- Falta de compartilhamento da visão de futuro

Fico abismado ao ver que isso acontece com tantos negócios. É absurdo. Como um diretor pode exigir um bom desempenho de uma pessoa que sequer sabe onde a empresa quer chegar? A visão, propósito ou sonho grande das empresas, na maioria dos casos não são divididos com os colaboradores de modo a trazer sentido para as tarefas diárias. Imagine que cada departamento tenha muitas metas. Se essas metas (e departamentos) não estiverem alinhados e olhando para a mesma direção, é muito provável que cada um esteja correndo para um lado e a corporação se mantenha estagnada, apesar de todo o esforço despendido diariamente por cada um.

3- Falta de acompanhamento da estratégia

Senta aqui, meu querido. Você reúne sua equipe no hotel fazenda durante uma semana do mês de janeiro. Gasta uma pequena fortuna com as palestras, comidas exóticas, drinks requintados e bandas famosas que animam o “evento do planejamento estratégico anual”, e você deixa pra fazer um balanço da estratégia que foi definida somente no final do semestre, ou pior, no final do ano? É impossível que qualquer objetivo seja alcançado se eles não forem desdobrados em ações de curto prazo. Se a sua estratégia não está sendo vivida diariamente, as chances são grandes de que sua empresa esteja estagnada.

E por onde começar a definir a direção correta?

Compartilho aqui com vocês dois passos básicos para começar a dar o rumo certo para o negócio.

O primeiro passo é saber onde queremos chegar. A definição do propósito da organização é fundamental. Toda a estratégia e comunicação da empresa deve ser voltada para o propósito de futuro para que a energia de trabalho esteja sempre canalizada em gerar valores que contribuam para a conquista do sonho grande. Entenda como definir o propósito neste artigo.

Em seguida, o segundo passo está em definir objetivos estratégicos desdobrados da visão de futuro, mostrando o quanto a empresa pode realizar em um curto espaço de tempo para dar um passo na direção do propósito maior e ambicioso da organização.

Na Bissetriz utilizamos do OKR para definição dos objetivos e metas. Você pode aprender um pouco mais e começar a definir seus objetivos com este artigo.

Agora se os 3 sinais acima não fazem parte da realidade do seu negócio, mas sente que a produtividade poderia ser melhor, indico a leitura deste material que trata sobre a produtividade e engajamento dos colaboradores.

Agora você não tem mais desculpas para não fazer sua empresa decolar! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo que terei o maior prazer em ajudá-lo.