Certificados de origem digital entre Brasil e Argentina entram em vigor em maio

Em Maio deste ano, o certificado digital (COD) terá vigência sobre o comércio entre Brasil e Argentina. O COD é um documento emitido online que concede reduções ou isenções tarifárias e garante acesso preferencial de mercadorias junto aos países com os quais o Brasil mantém acordos internacionais do comércio.

Por meio da cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Argentina poderá ser o primeiro país com o qual o Brasil deverá alcançar a interopabilidade do Portal Único de Comércio Exterior.

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira destacou a iniciativa de envolver o setor privado no mecanismo de diálogo bilateral, especialmente o Conselho Empresarial  Brasil-Argentina, e disse que, nos dois primeiros meses do ano, já houve um desenvolvimento de aproximadamente 20 % na corrente de comércio, principalmente em produtos do setor automotivo.

Fonte: Certificação News