PMEs estão mais otimistas que grandes empresas para 2017

As pequenas e médias empresas brasileiras (PMEs) estão mais otimistas com o resultado de seus negócios em 2017 do que as grandes empresas. É o que aponta pesquisa da consultoria Deloitte com 746 empresas obtida com exclusividade pelo G1.

Enquanto as PMEs esperam um aumento médio de 12,2% no faturamento neste ano, as grandes empresas são mais modestas e estimam um avanço de 8,3% nas suas receitas, de acordo com a pesquisa da Deloitte.

O sócio da área de Desenvolvimento de Mercados da Deloitte, Othon Almeida, explicou que as empresas pequenas sofreram mais do que as grandes com a crise econômica. No entanto, como são negócios menores e com estruturas de gestão mais simples, elas têm mais agilidade para conseguir crescer em um momento de recuperação da economia e por isso estão mais otimistas para 2017.

“As empresas têm um otimismo moderado para 2017 de que haverá alguma recuperação da economia”, disse.
Ele também lembrou que as pequenas empresas sofreram mais com as restrições de crédito na economia brasileira. Como há uma perspectiva de queda nos juros em 2017, as PMES ficaram mais otimistas.
Segundo o consultor, outro fator que explica o otimismo maior verificado nas PMES está no setor de construção civil. “Com o envolvimento de grandes empresas na operação Lava Jato, as pequenas e médias empresas têm a perspectiva de ganhar mercado quando a economia se reaquecer”, explicou.

Questionado se a projeção de alta nas vendas apontada na pesquisa não é muito elevada diante do cenário econômico previsto para 2017, Almeida diz que não e lembra que é preciso descontar a taxa de inflação no período.

“Se você descontar a inflação e lembrar que viemos de dois anos consecutivos de queda no PIB verá que a expectativa é de um avanço modesto no faturamento”, afirmou.

Emprego

Apesar de preverem um aumento de vendas, a maioria das pequenas e médias empresas (56%) esperam manter o mesmo contingente de empregados no ano que vem. Outras 30% preveem aumentar o quadro e 14% disseram que vão reduzir, de acordo com a pesquisa da Deloitte.

Entre as grandes empresas, a proporção para expansão, estabilidade e redução da equipe esperada para 2017 é, respectivamente, 26%, 58% e 16%.