Revolução digital no Brasil: avanços de 30 anos de internet no país

A internet revolucionou a forma como consumimos, tornando as compras mais rápidas, acessíveis e personalizadas Em 2025, o Brasil celebra 30 anos da internet comercial, um marco que transformou profundamente a forma como produtos e serviços são consumidos no país. Desde a chegada dos primeiros e-mails comerciais até o atual ecossistema digital, a evolução do […]

7 pontos fundamentais para a digitalização dos varejos

O conceito de digitalização 360º surge como uma abordagem revolucionária para empresas A digitalização está transformando o mercado, e o conceito de digitalização 360º surge como uma abordagem revolucionária para empresas que buscam uma transformação completa. Esse conceito vai além do simples e-commerce, envolvendo a integração total da tecnologia em todos os aspectos da operação empresarial. Fábio Rogério, co-CEO […]

INSS antecipará 13º e injetará R$ 73,3 bilhões na economia. Veja o calendário

A medida beneficiará aproximadamente 34,2 milhões de segurados Em um movimento que promete ajudar a economia do Brasil, o Ministério da Previdência Social anunciou que a antecipação do décimo terceiro salário para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS injetará cerca de R$73,3 bilhões na economia nacional. A medida, que beneficiará aproximadamente 34,2 milhões de […]

Marketing promocional pode impulsionar o consumo no varejo?

Especialista explica que estratégia de colecionáveis é a mais eficaz para fidelizar os clientes Em um mercado cada vez mais competitivo, atrair e fidelizar clientes exige mais do que apenas bons produtos e preços atrativos. Neste cenário, o marketing promocional tem se destacado como uma estratégia essencial para impulsionar as vendas de marcas e varejistas, […]

Dicas essenciais para lojistas enfrentarem a instabilidade econômica

O controle de custos é fundamental para manter a saúde financeira Com a economia brasileira passando por períodos cautelosos, impulsionados por fatores como inflação e juros, os lojistas precisam adotar estratégias práticas e inovadoras para garantir a sobrevivência e o crescimento de seus negócios. Assim, reunimos dicas essenciais baseadas em dados e pesquisas recentes, que […]

Panorama do Comércio: sinais de recuperação em meio à instabilidade econômica

A edição de abril de 2025 do Panorama do Comércio, publicado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), já está disponível A edição de abril de 2025 do Panorama do Comércio, publicado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), já está disponível. O comércio varejista deu sinais de força no início de 2025, mas esbarra em um ambiente […]

Nanoempreendedor: categoria criada para pequenos negócios

A nova modalidade representa um passo importante na simplificação do sistema tributário A recente Reforma Tributária introduziu mudanças significativas no cenário fiscal brasileiro, dentre as quais se destaca a criação da categoria de nanoempreendedor. Destinada a pessoas físicas com receita bruta anual inferior a R$ 40,5 mil – metade do limite dos Microempreendedores Individuais (MEIs) […]

Promoções impulsionam vendas, mas tecnologia pode potencializar resultados, aponta estudoAI pode oferecer soluções valiosas para o varejo, como a sincronização de preços e promoções, além de melhorar a precisão nas previsões e no gerenciamento de estoques Estudo da Relex Solutions, em parceria com a Incisiv, revela que, embora as promoções com preços atrativos já garantam boas vendas, muitas empresas ainda não aproveitam as tecnologias disponíveis para maximizar seus resultados. O relatório, intitulado “De fragmentados a unificados: por que os varejistas precisam integrar suas capacidades de preços e promoções” (original em inglês: From Fragmented to Unified: Why retailers need to integrate their pricing & promotions capabilities), analisa as estratégias do varejo global e aponta soluções para o mercado latino-americano. O estudo destaca que, em um cenário de inflação crescente e incertezas econômicas, os consumidores estão cada vez mais propensos a buscar promoções, priorizando a economia em vez de gastar grandes valores. Como resultado, as promoções se tornaram se decisivos para o desempenho do setor. Em 2023, essas ações de marketing ajudaram os varejistas a gerar US$ 1 trilhão em vendas, com 20,6% das vendas no mercado americano e 19,4% nas vendas europeias sendo impulsionadas por promoções. Contudo, apesar dos impactos positivos, apenas 12% dos varejistas utilizam tecnologias avançadas para o gerenciamento de preços e promoções, e 37% ainda dependem de planilhas e sistemas ligados. O relatório sugere que a adoção de novas tecnologias pode liberar um potencial de lucro significativo para os varejistas. O estudo aponta que algumas das funções que podem ser automatizadas incluem a comunicação de mudanças de preço, a implementação consistente de preços em todos os canais e a manutenção de coerência em todos os pontos de contato com o cliente. Entre os maiores obstáculos encontrados estão a baixa qualidade dos dados e a resistência cultural à adoção de novas tecnologias. “Sem dados precisos e unificados, os varejistas não conseguem formular estratégias promocionais eficazes. A resistência à mudança de sistemas legados é um desafio adicional. A solução precisa vir de cima, com executivos dispostos a investir em inovações tecnológicas que tragam automação e IA”, afirma Jeff Bulger , Diretor Estratégico da RELEX Solutions. De acordo com o estudo, mais da metade dos executivos entrevistados planejam manter suas estratégias promocionais atuais, mas mais de 30% já indicam intenção de antecipar o aumento do foco em promoções. Contudo, é fundamental substituir a tecnologia para análise de dados, algoritmos e IA criando modelos capazes de atender às necessidades do consumidor e compreender a complexidade da cadeia de suprimentos. O relatório também aponta que a Inteligência Artificial pode oferecer soluções valiosas para o varejo, como a sincronização de preços e promoções, a redução de intervenção manual e a minimização de erros, além de melhorar a precisão nas previsões e no gerenciamento de estoques. “Ao garantir que suas equipes trabalhem com objetivos alinhados, os varejistas podem gerar até US$ 450 bilhões em vendas incrementais”, conclui o estudo. Fonte: Varejo SA

AI pode oferecer soluções valiosas para o varejo, como a sincronização de preços e promoções, além de melhorar a precisão nas previsões e no gerenciamento de estoques Estudo da Relex Solutions, em parceria com a Incisiv, revela que, embora as promoções com preços atrativos já garantam boas vendas, muitas empresas ainda não aproveitam as tecnologias […]

Educação financeira é o caminho: como evitar o cheque especial

A educação financeira ajuda o consumidor a desenvolver melhores hábitos de planejamento Em dados da pesquisa recente sobre “Uso de crédito”, realizada pela CNDL/SPC Brasil, é apontado que 17% dos consumidores recorreram ao cheque especial nos últimos 12 meses. Merula Borges, especialista em finanças da CNDL, salienta que esse percentual poderia ser menor se a educação financeira fosse […]

Você conhece a quebra de padrão?

Em um ambiente onde há muito do mesmo, é essencial adotar uma mentalidade que fuja do óbvio e busque inovação constante O cenário digital está saturado de informações e conteúdos, enquanto a IA avança a passos tão largos que a criatividade precisa cada vez mais se diferenciar. Nesse contexto, a quebra de padrão se torna […]