Black Friday 2023: confira 5 dicas para aumentar o faturamento no último trimestre

Especialista traz estratégias para auxiliar as pequenas e médias empresas na data mais importante do varejo online

A Black Friday é o evento mais importante para o comércio online e, neste ano, ocorrerá no dia 24 de novembro. Apesar de representar oportunidade de crescimento para os pequenos e médios lojistas virtuais, algumas PMEs ainda têm dificuldades para definir ações: 57% dos empreendedores se sentiam ‘mais ou menos’ ou ‘pouco preparados’ para a data no ano passado, segundo dados da pesquisa “Aquecimento Black Friday 2022”, realizada pela Nuvemshop – plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.

Assim, para ajudar os lojistas a aproveitarem ao máximo a Black Friday neste ano, a especialista Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática – escola de empreendedorismo online da Nuvemshop –, preparou algumas dicas para auxiliar os varejistas a se prepararem: “apesar de a Black Friday ter data fixa, as ações devem começar muito antes no e-commerce das PMEs. Quanto maior a antecedência e mais ações bem executadas, melhores as chances de aumentar o faturamento no último trimestre do ano”, explica Babi.

Confira as dicas da especialista para a Black Friday 2023:

  • Planeje sua Black Friday: o empreendedor precisa entender quais serão os objetivos com a Black Friday e assim definir as principais estratégias a serem utilizadas no período. “O primeiro passo para quem deseja participar da Black Friday é definir o que deseja atingir com as promoções: expandir o nicho de atuação, atrair novos clientes, reduzir estoque, entre outros. Desta forma, o lojista conseguirá desenhar toda sua campanha e construir um cronograma completo com as ações de pré, durante e pós-vendas”, explica Babi.
  • Promoções antecipadas: para fazer frente às grandes marcas, a especialista indica investir em campanhas antecipadas para colocar o negócio em evidência. É possível se planejar para uma Black Week (com promoções durante toda a semana) ou Black November (com ações ao longo do mês de novembro). A tendência já se provou efetiva no ano passado: de acordo com um levantamento da Nuvemshop, em outubro de 2022, as pequenas e médias lojas online adiantaram suas promoções e movimentaram mais de R$ 238 milhões no mês, valor 22% superior ao mesmo período do ano anterior.
  • Diversidade de pagamento: para deixar a compra ainda mais atrativa para o consumidor, o ideal é disponibilizar maior variedade de meios de pagamento, além do tradicional cartão de crédito. PIX e links de pagamentos enviados diretamente ao cliente são opções em alta. “Outra estratégia é dar vantagens para os pagamentos à vista, como descontos e frete grátis, e oferecer mais formas de parcelamento para pagamento a prazo”, comenta.
  • Redes Sociais e marketing de influência: somente em 2023, mais de 1,5 milhão de vendas online já foram geradas pelas redes sociais, de acordo com levantamento da Nuvemshop. Os conteúdos para as redes sociais, portanto, tornam-se uma parte relevante da estratégia de vendas das PMEs, direcionando os consumidores para o e-commerce dessas marcas. E, ao divulgar seus produtos, muitos empreendedores assumem o papel de influenciadores da própria marca, viralizando nas redes e conquistando um público engajado.
  • Fidelização do cliente: além de investir em estratégias para alcançar novos clientes, é importante que o lojista aproveite a oportunidade para também retê-los. Para isso, precisam oferecer um atendimento de qualidade, com agilidade, atenção e uma boa experiência de compra, incluindo entrega no prazo, prática unboxing e oferecimento de brindes ou cupons de desconto para recompra. “A fidelização de clientes na Black Friday traz uma boa oportunidade de garantir o retorno desses consumidores para novas compras de Natal e também no próximo ano”, finaliza Babi.

Fonte: Varejo SA