A cena é bastante comum. Uma grande empresa com dezenas de funcionários. Todos trabalhando muito, correndo, imprimindo pilhas e pilhas de folhas, assinando documentos, fazendo relatórios enormes, trabalhando em hora extra para cumprir com todas as obrigações. Aí passam-se os dias, as semanas, os meses, até chegar o grande dia do fechamento do ciclo estratégico. […]
Noticias da CDL
Sebrae aponta que 41% das MPEs esperam gerar negócios com terceirização
Empresários de micro e pequeno porte consideram a terceirização como uma possibilidade de ampliar seus horizontes de clientes e serviços e, consequentemente, aumentarem o faturamento. De acordo com pesquisa do Sebrae, 41% dos empreendedores deverão fornecer serviços terceirizados para médias e grandes empresas, caso o Congresso Nacional ou o Supremo Tribunal Federal (STF) regulamentem essa […]
Quase 60% dos consumidores querem cortar gastos em março, diz pesquisa
Mais de um terço dos consumidores não conseguiram pagar todas as contas em fevereiro e 58,5% pretendem cortar gastos em março. É o que mostra o novo Indicador de Uso de Crédito e de Propensão ao Consumo, elaborado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O […]
Desencantamento no trabalho: por que acontece e como prevenir
No final do ano passado, fui convidado para ministrar uma palestra na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT. Como fruto das coisas que ando escutando em sala de aula e na clínica, resolvi levar para eles a reflexão: “Insalubridade Comportamental no Trabalho e o uso dos EPE.” Comecei explicando o que […]
O Brasil só funciona depois do Carnaval: mito ou verdade?
Na verdade temos dois pontos de vista: o operacional e o estratégico. Se formos pensar operacionalmente, o Brasil nunca para, ou pelo menos achamos. Quanto feriado, hein! Mas, na verdade, os bens e serviços não geram pausas, estão quase sempre disponíveis. As lojas não fecham, os bares continuam cheios, os hospitais lotados. O Brasil operacional […]
O que é mais importante: repertório profissional ou rede de contatos?
Anos atrás dei consultoria para um grande clube de futebol, destes que possui títulos nacionais e internacionais. Fim do projeto e resultados auferidos, ficou a amizade com parte da diretoria e alguns torcedores mais próximos. Um belo dia, depois de uma vitória e alguns goles de cerveja, um contato em comum confessa: “Olha, o diretor […]
Analisar tendências ajuda na gestão do seu negócio
Inovar é um desafio para qualquer empresa hoje, porque significa perceber, refletir, antecipar e ainda reagir às transformações em todo um contexto, mercado e públicos, que muitas vezes ainda são incipientes. Tais mudanças podem ser observadas — e utilizadas como uma poderosa ferramenta para a gestão estratégica de negócios — através da pesquisa e análise […]
Para pequenas empresas, o ano não pode começar só depois do Carnaval
Qual é o futuro do atendimento ao cliente?
Será que em um futuro próximo vamos ser atendidos por robôs? Com as tecnologias avançando, as empresas estão cada vez mais pressionadas a reduzir os custos de suas operações. Você gosta de um atendimento automatizado pelo telefone? Se sente bem atendido em um Chat com respostas prontas? Lembre-se que tudo começou pessoalmente, quando você tinha […]
Investidores brasileiros são conservadores demais?
Segundo pesquisa realizada recentemente pela organização Anjos do Brasil, o valor dos investimentos no país tem diminuído. 48% dos investidores afirmam que o menor valor dos investimentos está intimamente ligado com a crise econômica que o país passa em 2016. Atualmente são mais de sete mil investidores-anjo no Brasil e, ainda segundo a pesquisa, eles […]

