Evento aconteceu entre os dias 25 e 27 de agosto e reuniu representantes de CDLs de todo o Estado do Rio de Janeiro
A 35ª Convenção Estadual do Comércio Varejista do Estado do Rio de Janeiro reuniu aproximadamente 250 representantes do movimento lojista fluminense, entre presidentes e diretores de entidades, no último final de semana em Teresópolis. Os lojistas trirrienses foram representados pelo presidente da CDL Três Rios, Leonardo Coelho, e por Roselito Ventura, diretor da entidade, que participaram dos debates sobre desafios, tendências e perspectivas do comércio.
O evento contou com palestra de abertura ministrada pelo professor Luiz Marins, um dos principais palestrantes do país sobre vendas, liderança e atendimento. “É o primeiro ano que participo da convenção como presidente da CDL do nosso município e posso garantir que tivemos muitos aprendizados importantes que queremos repassar aos nossos lojistas. A palavra da vez é união. Precisamos unir forças, somar conhecimentos e trabalhar juntos para que o cenário atual mude. A CDL está cheia de novidades parta lojistas e consumidores, é uma entidade de portas abertas para o desenvolvimento”, destaca Leonardo Coelho.
Na cerimônia de abertura, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL/RJ), Marcelo Mérida, já reforçou a necessidade do trabalho em conjunto. “O momento que vivemos no Estado faz com que tenhamos que nos unir, nos abraçar e somar esforços. Ao término da convenção, precisamos que cada lojista aqui presente reproduza os aprendizados em cada canto do Estado do Rio”, afirmou.
Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojista (CNDL), também participou da abertura. “É um momento de reconstrução e de esperanças. Sabemos que há dificuldades, mas já entendemos que há sinais de um bom descolamento da economia com a política, as coisas começam a caminhar, mas não podemos baixar a guarda”, destacou.
Para Roselito Ventura, a convenção também teve grande importância por servir como intercâmbio e troca de experiências entre lojistas de todas as partes do Estado. “A rotina de trabalho muitas vezes nos deixa sem tempo de trocar ideias com companheiros lojistas e saber o que tem sido feito em outros lugares. Pudemos encontrar e reencontrar presidentes e diretores de outras CDLs, conhecer boas práticas que podem ser implantadas em nossa entidade e, também, compartilhar o que temos feito e que pode servir como inspiração para outros. É hora de atuar em conjunto”, afirma o diretor da CDL Três Rios.
O evento ainda contou com as palestras “Aumente a performance de sua empresa utilizando ferramentas tecnológicas inovadoras”, ministrada por Simone Bazzan, especialista em inovação e empreendedorismo, e “Os benefícios da automação e da padronização para o varejo”, por Alessandra Parisi, executiva de negócios da GS1 Brasil. A 35ª Convenção Estadual do Comércio Varejista do Estado do Rio de Janeiro foi realizada com patrocínios do Banco do Brasil, Sebrae, Transporte Generoso e Supera, e com apoio da Produz Entretenimento e CMI Comunicação.