Crediários e carnês ainda são fortes no comércio de Três Rios

Comprar com cartão de crédito tornou-se uma facilidade para os consumidores nos últimos anos. Ainda assim, grande parte do comércio de Três Rios oferece as modalidades de carnês e crediários e atrai clientes acostumados com o pagamento por estes meios. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas revelou que 29,9% dos entrevistados ainda utilizam essas formas de pagamento no país. A pesquisa de abrangência nacional também mostrou que 32,7% dos entrevistados que possuem essas modalidades já ficaram com o nome sujo pelo não pagamento e 5,9% ainda estão negativados.

O presidente da CDL Três Rios, Ricardo Rocha, revela que o número de usuários de carnês ou crediários no comércio de Três Rios é superior à média nacional. “Não temos um levantamento oficial, mas, principalmente pelas características do nosso comércio, posso afirmar que essas formas de pagamento ainda estão em alta na cidade e são maiores que a média nacional da pesquisa divulgada. A proximidade do consumidor com o lojista e a tradição de muitas lojas fortalecem essa relação”, afirma o presidente.

As vendas por carnês ou crediário ainda apresentam outra vantagem que deve ser bem aproveitada pelo lojista. “Com isso, todos os meses aquele consumidor retorna à loja para quitar uma prestação. É a oportunidade de fortalecer o relacionamento, fidelizar o cliente, dar atenção e, por fim, apostar em novas vendas”, destaca Ricardo Rocha.

 

Cartões de lojas

A pesquisa nacional também revelou que 44,5% dos consumidores possuem cartões de loja e a principal motivação para 38,1% destes é poder fazer mais compras. Segundo a pesquisa, 46,9% dos entrevistados que têm cartão adquiriram essa modalidade de pagamento após receberem uma oferta do varejista e 38,8% fizeram a solicitação nas lojas.

Para os especialistas do SPC Brasil e CNDL, a facilidade de conseguir crédito no cartão de loja deve ser encarada com receio pelo consumidor. “Caso a pessoa tenha feito uma boa análise sobre a pertinência de mais uma modalidade de crédito no orçamento pessoal, o novo cartão pode até ajudar na compra de novos produtos, mas caso o histórico seja de descontrole nos gastos, talvez seja melhor não utilizá-lo”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. A pesquisa mostra que, no momento que adquiriu o cartão, três em cada dez (29,9%) usuários não analisaram as tarifas ou juros cobrados e 40,0% não sabem dizer o número de parcelas ainda não pagas de compras realizadas com o cartão de loja – entre os que sabem, a média é de três parcelas.

Para o diretor da CDL, Leonardo Coelho, não existe uma forma melhor que a outra, uma vez que todas movimentam o comércio e concretizam os sonhos e desejos do consumidor. “O que o cliente deve ter atenção é justamente nas tarifas, vantagens e desvantagens de cada modalidade. Isso só é possível a partir de análises muito particulares e específicas em cada caso. Uma dica importante é evitar o acúmulo de muitas prestações simultâneas”, orienta Leonardo.

Fonte: Frederico Nogueira / ASCOM CDL TR