Notícias

Desencantamento no trabalho: por que acontece e como prevenir

No final do ano passado, fui convidado para ministrar uma palestra na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT. Como fruto das coisas que ando escutando em sala de aula e na clínica, resolvi levar para eles a reflexão: “Insalubridade...

O Brasil só funciona depois do Carnaval: mito ou verdade?

Na verdade temos dois pontos de vista: o operacional e o estratégico. Se formos pensar operacionalmente, o Brasil nunca para, ou pelo menos achamos. Quanto feriado, hein! Mas, na verdade, os bens e serviços não geram pausas, estão quase sempre disponíveis. As...

O que é mais importante: repertório profissional ou rede de contatos?

Anos atrás dei consultoria para um grande clube de futebol, destes que possui títulos nacionais e internacionais. Fim do projeto e resultados auferidos, ficou a amizade com parte da diretoria e alguns torcedores mais próximos. Um belo dia, depois de uma...

Analisar tendências ajuda na gestão do seu negócio

Inovar é um desafio para qualquer empresa hoje, porque significa perceber, refletir, antecipar e ainda reagir às transformações em todo um contexto, mercado e públicos, que muitas vezes ainda são incipientes. Tais mudanças podem ser observadas — e utilizadas...

Para pequenas empresas, o ano não pode começar só depois do Carnaval

No Brasil, existe um ditado que diz que o ano só começa depois do Carnaval, pois o ritmo do mercado é mais lento nos dois primeiros meses do ano. Por isso, o mês de Janeiro e parte de Fevereiro são subestimados por serem um período de mercado devagar, entre as...

Qual é o futuro do atendimento ao cliente?

Será que em um futuro próximo vamos ser atendidos por robôs? Com as tecnologias avançando, as empresas estão cada vez mais pressionadas a reduzir os custos de suas operações. Você gosta de um atendimento automatizado pelo telefone? Se sente bem atendido em um...